27 de julho de 2008

A Revolta dos Perus



SINOPSE

Setenta anos de história do bairro Perus contados em menos de setenta minutos, de forma viva e contagiante. As histórias narradas pelos moradores do bairro, a greve de 10 anos da fábrica de cimento e a implantação do lixão se transformam em poesia, música e cores, passando da alegria da escola de samba ao silêncio da ditadura militar. Um espetáculo interativo que proporciona uma viagem pelo espaço do CEU (Centro Educacional Unificado) e pela história de Perus.



CONCEPÇÃO CÊNICA

O processo de composição de A Revolta dos Perus começou em março de 2007, envolvendo atores do projeto Teatro Vocacional do CEU Perus e o Grupo Pandora. O grupo teve o apoio das artistas orientadoras Virginia Bukowski e Paula Klein e, vale ressaltar, também da Cia. São Jorge de Variedades, que cedeu o espaço e o material para a confecção dos acessórios cênicos. O tema escolhido, "O nosso bairro", foi trabalhado através de pesquisas, seminários e debates, nos quais os atores puderam desenvolver o texto da montagem. Eles criaram cenas, figurinos e músicas, o que resultou na primeira criação coletiva do grupo. Começando A Revolta dos Perus em locações externas e finalizando dentro do teatro, o grupo propõe um espetáculo itinerante pelo CEU, resultado da investigação de espaços alternativos para o fazer teatral. A peça mescla linguagens do teatro de rua, audiovisual e musical, buscando novas formas de relação entre o ator e a platéia.

Julho com Pandora

01/07 Participação em debate sobre teatro de rua. Estavam presentes representantes dos grupos Gangorra, Meninas do Conto, Cia. São Jorge de Variedades, Ivo 60 e Tablado de Arruar, entre outros.

17/07 Comemoração do 4º ano de existência do grupo.

22/07 Apresentação de A Revolta dos Perus no CEU Butantã, pelo projeto "Vocacional apresenta".

26/07 Participação no Arraiá da comunidade cultural Quilombaque.

E já prepara sua agenda para agosto!