Dramaturgias


Relicário de Concreto (2012)

Nomes para furacões (2017)


Este compartilhamento virtual visa possibilitar acesso as nossas criações dramatúrgicas, evidenciando escolhas e questões que abordamos dentro de um coletivo teatral. Qual historia queremos contar? Como vamos conta-la? O que estamos, aqui neste país, a fim de compartilhar com as pessoas através de nossas peças? Quais questões do nosso tempo traremos a tona? 

Diz um provérbio africano: “Enquanto os leões não contarem sua história, os contos sempre glorificarão os caçadores”.  A dramaturgia é uma forma de demonstrar outros pontos de vistas sobre questões que nos dizem respeito. Contar uma história, é por si só um ato de estabelecer relações, constitui elos. A narrativa tem uma relação não com a realidade em si, mas com uma consciência que compreende esta realidade, isto é, ela amplia ou inventa realidades ao produzir significações. Narrativas e pontos de vista são produzidos o tempo todo pelas mídias e meios de comunicação de massa, ouvimos jornalistas, políticos, especialistas e diversos assuntos exporem suas opiniões, e aqui criamos o nosso ponto de vista também. Importante a voz dos que estão nas bordas, a margem. O que os artistas de teatro, poetas, brincantes tem a dizer sobre o mundo que nos cerca? Sobre questões atuais do nosso país?

A criação dramatúrgica não responde a regras e a receitas pré-estabelecidas, nos coloca a possibilidade da criatividade para desenvolver caminhos e escolhas, dialogando com diferentes modelos, podendo subvertê-los ou estabelecer diálogos, sem a obrigatoriedade de se enquadrar em padrões estabelecidos. A criação dramatúrgica é um ato criativo e de liberdade de expressão, isso nos proporciona um mergulho além das estruturas teóricas existentes. Acreditamos ser importante documentar e disponibilizar esse material para interessados na nova dramaturgia. Desta forma, consolidamos esta frente de trabalho, de criação dramaturgica, que vem sendo desenvolvida há alguns anos no grupo e pretendemos compartilha-las tanto em publicações impressas quanto em meios virtuais com vocês. 

Em breve novos textos!


Nenhum comentário: