Ocupação Artística Canhoba






Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora recebe artistas e coletivos interessados em realizar apresentações, oficinas, ensaios, núcleos, debates, etc. em Perus, São Paulo/SP.

Reafirmando a urgente necessidade de uso e ocupação dos espaços públicos ociosos e abandonados, a “OCUPAÇÃO ARTÍSTICA CANHOBA – CINE TEATRO PANDORA” tem como foco a ação cultural com a população do entorno, visando ampliar o acesso a produções artísticas, fortalecendo o trabalho dos artistas da região. Compreendendo o território periférico não somente por seus problemas e demandas básicas, mas também por suas potencialidades, tendo fundamentalmente a identidade periférica, a juventude, a arte e a cultura como instrumentos de enriquecimento do universo imaginário e também como geradores de perspectiva de trabalho, lazer, economia da cultura e do conhecimento. Reafirmando a urgente necessidade de uso e ocupação dos espaços públicos ociosos e abandonados a “OCUPAÇÃO ARTÍSTICA CANHOBA – CINE TEATRO PANDORA” tem como foco a ação cultural com a população do entorno, visando ampliar o acesso a produções artísticas, fortalecendo o trabalho dos artistas da região. 
              A ação de ressignificação do espaço público abandonado foi realizada pelo Grupo Pandora de Teatro em conjunto com coletivos artísticos e moradores do bairro de Perus, iniciada em 20 de Fevereiro de 2016 esta proposta transformou o local em um espaço de cultura, com atividades de formação e fruição artística, aberto a comunidade. O espaço público que estava abandonado pertence à Prefeitura de São Paulo e foi construído em 2010 para abrigar mais um Ponto de Leitura da cidade, porém a obra foi paralisada e o espaço nunca chegou a cumprir função social.
Localizado na Rua Canhoba, S/N° (altura do nº 333) - Vila Fanton no bairro de Perus, o espaço estava abandonado e degradado, sendo utilizado por usuários de drogas, incitando violência e gerando medo na população local, que se manifestou diversas vezes solicitando a revitalização do espaço através de abaixo-assinados protocolados na subprefeitura de Perus.
O espaço promove programação continuada de oficinas e atividades culturais, já recebemos os grupos: Metamorfaces Teatro de Mímica e Bonecos, Sarau D’ Quilo, Perusferia Grafitti, Grupo Farropas de Teatro, Phone Raps, Glauco – Bioconstruindo, Ateliê Casarão, Cia. Fábrica São Paulo, Carlos Gomes (Ópera Tosca), Cia. Estelar de Teatro, Charlis Abraão, Street Son Crew, entre outros, além da realização do Cineclube Pandora.
A seguir, fotos do espaço e de algumas atividades já realizadas.

Espaço abandonado (Janeiro/2016)

Mutirão de revitalização (Fevereiro/2016) 

 Cineclube Pandora: “O Menino e o Mundo” (Fevereiro/2016)

Espaço Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora


Espetáculo “Casa Poiesis” – Claudio de Albuquerque (Agosto/2016)

Projeto para o espaço (atualmente ainda não possui tablado de madeira



MAIS INFORMAÇÕES:



Contatos:
3917-9225 / 96676-5815 / 9 5431-1771
Lucas Vitorino / Thalita Duarte

Nenhum comentário: